terça-feira, 31 de maio de 2011

Semana Nacional do Meio Ambiente começa nesta quarta-feira (1º) no Ceará

O Governo do Estado, por meio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), promoverá de 1º a 5 de junho, a Semana Nacional do Meio Ambiente no Ceará, que esse ano tem como temática "Fraternidade e a vida no Planeta". O objetivo do encontro é  conscientizar a população sobre a importância das florestas, estimulando práticas e ações fundamentais para a manutenção das milhões de espécies que dependem delas.

De acordo com o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, durante a Semana, atividades de educação ambiental em parceria com vários órgãos e instituições serão propostas, no sentido “de fazer brotar em toda a sociedade um sentimento coletivo de cuidado com nossos recursos naturais”.

A abertura do evento será realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, às 9 horas do dia 1º de junho (quarta-feira), por ocasião da Pré-Conferência Regional do Meio Ambiente: A Caatinga e a Rio + 20 e das solenidades de entrega da Medalha Chico Mendes e da Certificação Praia Limpa aos municípios de Paraipaba, Beberibe, Itarema e Caucaia. 

Na manhã do dia 2, técnicos da Semace ministrarão palestra sobre consumo consciente no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Já no dia 3, a partir das 8 horas, haverá implantação de ilhas de coleta seletiva na Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fortaleza (Semam) exibirá o filme “Lixo Extraordinário”. Como parte da programação da Semana no interior, o município de Jijoca de Jericoacoara promoverá, às 14 horas, oficina de reaproveitamento de alimentos.

A Praça do Ferreira, por sua vez, será palco da blitz educativa “Cidadania Ambiental”, realizada pela Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), durante toda a manhã de sábado (04/06), em parceria com Conpam, Secretaria de Saúde e outras instituições que compõem a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea) do Ceará.

Por fim, no último dia de comemorações, haverá blitz educativa, distribuição de mudas e apresentação teatral com a temática de educação ambiental no Parque do Cocó, das 8 às 12h, além de ações da Secretaria de Saúde, no tocante à orientação da população no combate à dengue. O município de Caucaia também realizará durante todo o dia limpeza das praias do Icaraí, Tabuba e Cumbuco.


Fonte Governo do Ceará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário