terça-feira, 29 de março de 2011

Uma verdade Inconveniente

Bom o post de hoje é uma resenha sobre o filme ' Uma Verdade Inconveniente' então vamos nessa?
    Uma Verdade Inconveniente, é um filme produzido em 2006, com mais ou menos 1 hora e meia de duração, o filme retrata uma visão principalmente sobre o aquecimento global, onde o protagonista e ex vice presidente e ativista ecológico Al Gore procura mostrar um pouco dos efeitos do aquecimento global ao redor do planeta, o filme para o próprio diretor é um filme ambiental para gente comum, e isso é notável ao decorrer do filme que cita  alguns conceitos, acontecimentos, dados e previsões referentes ao aquecimento global e o estudo do clima no planeta de maneira simples, direta e de fácil acesso a população(de maneira onde até quem possui um menor grau de instrução é capaz de ter noção do assunto do filme). Só mesmo para comentar outro detalhe do filme são os premios ganhos, principalmente o Oscar de melhor documentário.
   O filme ocorre em vários cenários desde um auditório junto a slides e videos  com o ex vice presidente explicando alguns detalhes fazendo projeções com fundo cientifico sobre o futuro do planeta principalmente em relação ao clima que nos 40 anos vem mudando de forma agressiva, até cenários visitados por Al Gore como os polos norte e sul e até a amazônia sulamericana. Al Gore ultiliza dos dados junto a imagens, slides e filmagens de áreas claramente afetadas pelo aquecimento global causado pelo homem, para comprovar que o planeta vem mudando bruscamente e visivelmente com o intuito de incentivar e ensinar que é necessário novas visões para poder mudar ou diminuir os efeitos do aquecimento global ao redor do planeta.
  Outro Aspecto do filme são alguns 'flashs' que mostram um pouco da vida do ex vice presidente desde sua infancia onde vivia na fazenda, até detalhes de sua vida pessoal como quando seu filho se acidentou ou de quando perdeu as eleições conturbadas de 2000 para George W. Bush, é mostrado tambem no filme daonde  veio o interesse de Al Gore pelo meio ambiente, pelas mudanças climáticas, porque de feitos políticos foram colocados em prática ou participando de expedições que provem que o planeta está mudando de maneira mais acelerada que o normal.
  Uma Verdade inconveniente é um filme que procura principalmente alertar e educar a população de modo em que procura dizer ou se diminui ou parte da vida animal e vegetal vai acabar. É um modo de se abrir os olhos principalmente da parte mais jovem da população mundial sobre a necessidade de se mudar o estilo de vida, de se frear a produção de gases do efeito estufa, de se cuidar melhor do planeta, de se devastar menos e se 'florestar' mais, de ter uma visão mais crítica em relação a atitudes tomadas por governos ou empresas, educar a população de forma 'ecológica' ou 'ambiental' fazendo com que ela vá brigar para defender e tentar inverter o clima do planeta que vem mudando muito em pouco tempo(relacionado ao tempo de vida do planeta terra).
   O filme foi dirigido por Davis Guggenheim e foi bem visto pela crítica(tanto que ganhou o Academy Awards ou Oscar) no Brasil o filme é divulgado principalmente em escolas e faculdades e repassou e ensinou muitas pessoas que o aquecimento global é real e um assunto sério a ser debatido não só por cientistas mas sim por toda população e por todas as civilizações do planeta terra que sofre tantas mudanças por causa do efeito antrópico. 

sexta-feira, 25 de março de 2011

Oi voltei como alguns novos coneitos ;D

   Depois de um tempinho sem postar aqui, resolvi por ordem e tentar postar uma coisa nova por dia, o assunto de hoje é Agenda 21, a Agenda 21 foi um dos principais resultados da Rio 92 que foi em poucas palavras a Conferencia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
  A Agenda 21 é um programa de ação baseado num documento de 40 capitulos, que constitui a mais abrangente tentativa já realizada de se promover em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento denominado 'Desenvolvimento Sutentável' (sim aquele mesmo de posts passados se não lembrar da uma olhadinha lá ;D) 179 países participantes da Rio 92 acordaram e assinaram a Agenda 21.
  De acordo com o site do governo mma.gov A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econônica.
  Para construir a Agenda 21 Local, o Programa Agenda 21 do MMA publicou o Passo-a-Passo da Agenda 21 Local, que propõe um roteiro organizado em seis etapas: mobilizar para sensibilizar governo e sociedade; criar um Fórum de Agenda 21 Local; elaborar um diagnóstico participativo; e elaborar, implementar, monitorar e avaliar um plano local de desenvolvimento sustentável.


e é basicamente isso a Agenda 21 caso queira ver os 40 capitulos basta clicar nesse link: http://www.agenda21empresarial.com.br/arquivo/1260080709.625-arquivo.pdf

E por hoje é só pessoal, fonte:
http://www.bage.rs.gov.br/agenda21/?page_id=37
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=18&idConteudo=575&idMenu=9065

domingo, 20 de março de 2011

Viva a reciclagem

     O post de hoje é sobre um assunto diferente, é sobre um copo que até semana passada não sabia que existia até que um colega comentou na sala e por coencidencia minha professora tinha um na bolsa, o copo ecológico.     
     Acredito eu todos sabem que o copo plástico é responsavel por uma boa parcela do lixo que polui a natureza e alem disso podem ser letais para animais aquáticos onde se confude o copo com alimento e acaba sufocando o ser aquático. Visando isso nasceu o copo reciclável ou copo ecológico que procura substituir o copo de plástico que tanto polui o meio ambiente e ao mesmo tempo ser prático no dia dia como o próprio copo plástico, os copos ecológicos são feitos de papel com um fino e pequeno revestimento plastico o positivo dos copos ecológicos e que eles não deixam residuos tóxicos e se degrada em até 18 meses. 
     O copo plástico existe a cerca de 10 anos em países asiáticos e só agora a tecnologia foi importada pro Brasil. Desenvolvidos pela empresa ecopos os copinhos são uma espécie de envelope com nove centimetros de altura e seis de comprimento a capacidade é de 65 mililitros e os copos são produzidos apartir de um papel de fibras virgens reflorestadas, não possuem corantes e podem ser ultilizados mais de uma vez 
     "A vantagem de adquirir o nosso 'ecopo' é ter menos volume de lixo gerado. Além disso, ele é econômico porque é mais barato que o plástico e totalmente ecológico", diz o gerente da empresa Stephano Shin em entrevista. Além de ecológico, os ecocopos são baratos: uma caixa com quatro mil copos sai por R$ 52,00.

O gerente também conta que como a embalagem é pequena, os ecopos podem também ajudar a evitar o desperdício de água. "Muita gente enche copos e acaba não consumindo tudo. Com copos menores, isso acontece menos. E quem quiser, pode sempre repertir", comenta.
A novidade só não se adequa muito bem a bebidas quentes. Como o copo é feito de papel e é fino, o líquido poderia queimar a mão de quem segurasse. Os copinhos sustentáveis são produzidos em São Paulo e podem ser comprados através do site oficial da empresa.




Então parabens a quem adota e produz o 'ecopo' que acaba por ajudar o meio ambiente.


Aqui uma foto do 'ECOPO'

sexta-feira, 18 de março de 2011

A hora do planeta 2011

Oi, é hoje é sexta e por estarmos começando o final de semana o post de hoje é bem 'light' vamos falar hoje um pouco sobre a hora do planeta que vai acontecer no próximo dia 26 de março(sábado) das 20:30 as 21:30. A hora do planeta é um ato simbólico promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as luzes durante sessenta minutos,em 2010 a hora do planeta deverá ocorreu em 4616 cidades e envolveu mais de 1 bilhão de pessoas, em 2011 a mobilização será ainda maior. Então vamos participar neste ato simbólico, o video oficial da hora do planeta 2011 está ai em baixo, vamos nessa?



quinta-feira, 17 de março de 2011

Desenvolvimento Sustentável

      O post de hoje é sobre DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL , mas se me perguntassem a sei lá 6 meses atras o que é desenvolvimento sustentável eu responderia basicamente é um modelo de desenvolvimento que junta meio que um equilíbrio social, ecológico e econômico que foi basicamente o que o winkpedia me ensinou, mas nos ultimo dias parei pra refletir e pensei o que é realmente desenvolvimento sustentável, será que é somente o que eu falei ? andei pesquisando e encontrei que o desenvolvimento sutentável não é somente o que eu falei, ele incorpora MUITO mais coisas e MUITO mais conceitos,
     De acordo com o site da ong World Wildlife Fund ou WWF, onde alguns aqui talvez não a conheçam por nome e sim por logomarca, a logomarca da ong colocarei mais em baixo, A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro, essa definição foi criada pela comissão mundial sobre desenvolvimento e a conservação ambiental. 
     PS;  para se alcançar o desenvolvimento sustentável não é tão simples é necessário um planejamento e uma concientização que recursos naturais são FINITOS onde o conceito que citei um pouquinho a cima representa um desenvolvimento econômico que leva em conta tanto o social como e principalmente o meio ambiente, não esqueça DESENVOLVIMENTO NÃO SIGNIFICA CRESCIMENTO ECONÔMICO, o crescimento econômico muitas vezes leva em conta que demanda de energia e recursos naturais nunca vão acabar, isso é não leva em conta os recursos naturais que a humanidade tanto prescisa. AI QUE ENTRA O FAMOSO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL que vai procurar ao invez de ultilizar-se apenas os recursos naturais, se ultilizar-se de energias renovaveis, redução dos gastos relativos a materias primas e incentivo a uso de materiais recicláveis e reutilizáveis! 




FONTE : http://www.wwf.org.br Adaptado


Bom esse é o segundo post, onde tentei passar de forma simples e menos teórica  e mais prática um pouco do meu 'novo conceito' de desenvolvimento sustentável, novo conceito que é um pouco mais complexo que o antigo conceito que eu tinha, mas engloba melhor um pouco do universo que se chama desenvolvimento sustentável. Por hoje é basicamente isso e até a próxima ;D

quarta-feira, 16 de março de 2011

Primeira Postagem, eu acho!

Bom, estou aqui nessa primeira postagem, tentando ainda aprender a mexer no blogspot mas estamos aqui pra descobrir. Nesse blog vou tentar meio que repassar, debater e ganhar conhecimentos de forma crítica e civilizada. Os assuntos e conceitos vão envolver desde o meio ambiente a atualidades e acontecimentos mundiais passando por cultura e música. Obrigado, me siga e VOLTE SEMPRE!  Gilberto Abib